AU PAIR – PARTE 2: A PROCURA DA GAST FAMILIE – PARTE 2: O primeiro contato.

Quando finalmente uma família é escolhida chega o momento do primeiro contato. Para isso tenho algumas dicas, mas todas são de vivência/minha opinião. São coisas que eu notei que quando escrevia tinha mais respostas positivas. E são elas:

  • Olha em que idioma a família escreveu o perfil. Sempre que tinha uma família que o perfil estava todo em alemão eu tinha uma mensagem padrão que perguntava se era possível ser em inglês, se não eu podia com toda certeza tentar o alemão, MAS que com toda certeza teria erros. Esse texto, inclusive, nem pedi ajuda de ninguém pra fazer… se cometi erros de grmática, vocabulário… tanto melhor pra família já ver que realmente meu alemão era schlecht.
  • Quando a família já colocou o perfil em uma língua em que tu se sente confortável escrevendo, mas não é a língua do país deles, eu sempre começava dizendo que esperava que estava tudo bem escrever na mesma língua que tinha no perfil deles, pois me sentia mais segura e meu alemão, bom, vocês já sabem.
  • Depois disso eu sempre colocava algo pessoal do perfil deles – mostrando que eu realmente tinha lido. Ou seja: o que foi que me chamou atenção no perfil da família.

 

Entretanto isso não quer dizer que não seja possível ter um texto pronto. Tanto melhor se tiver, MAS: sempre dá aquela mudada pra encaixar o último item. Eu na verdade tinha 2 textos prontos: o em alemão pras famílias que só utilizavam essa língua no perfil e o começo de quando era inglês, pra o final eu botar a minha visão pessoal de o porquê o perfil deles me chamou atenção.

Daí é torcer pra que ganhe resposta (até negativa é melhor que positiva, porque melhor ficar sabendo, believe me). E digo que essas dicas funcionam porque no início só recebia “nãos” ou era ignorada; com o tempo fui melhorando o que dizer e comecei a receber respostas de quase todo mundo.

Com o tempo, inclusive, nem sempre era eu a fazer o primeiro contato, mas sim alguma família interessada. Entretanto isso tem a ver com como tu apresenta teu perfil – mas isso já comentei na parte 1 da série Au Pair – A procura da Gastfamilie.

Leave a Reply

