Moro, mas não conheço

(escrevi esse post antes de viajar)

Com a minha viagem pra Alemanha cada vez mais perto, venho tentando apreciar mais tudo que tem aqui. Por aqui quero dizer onde moro (POA) ou onde nasci (Feliz).

Entretanto, foi somente há algumas semanas atrás quando eu andava por um bairro que já andei milhares de vezes que notei que nunca tinha notado a arquitetura era um pouco diferente do resto da cidade. Fiquei um pouco intrigada.

Pouco tempo depois surgiu em um grupo de amigos a ideia de ir na Banca 40 de POA. E aí que me liguei (para o meu choque): nunca tinha ido na Banca 40. Nem sabia que era um ponto turístico de poa antes de pesquisar. E pra tornar meu choque ainda maior soube que um familiar de um amigo que não é daqui pediu pra ir conhecer o famoso sorvete/salada de fruta.

Bom, fico feliz em dizer que já provei a torta de sorvete e a famosíssima bomba royal.

Só que esse episódio me fez pensar em como não conheço a cidade que moro há 23 anos.

Claro, sei me locomover pela cidade. Sei onde é a cidade baixa, sei chegar em todos shoppings, no aeroporto. Consigo reconhecer pontos de referência e consigo reclamar que um lugar é muito longe.

Mas conhecer de verdade? Infelizmente não.

E notei que realmente não conheço porque quando vem alguém de fora pra visitar, eu não sei onde levar. Uma vez conheci numa festa uns meninos de MG que falaram que estavam turistando e eu fiquei “Sério? Aqui? Mas não tem nada aqui!”

A verdade é que provavelmente tem. E muita coisa. Mas ser moradora me deixa parcialmente cega.

E o pior é que cheguei a fazer com o cursinho um tour por poa. O que, claro, já conheci muito mais do que o normal. Mas ainda assim: não conheço minha cidade o suficiente. Nunca fui no planetário, no jardim botânico, não conheço nem metade dos museus (acho. Quantos museus tem em POA?)…

E o mesmo vale pra Feliz. Claro, a cidade é menor e eu passava as férias e fim de semanas lá (ou seja mais tempo livre que em POA, supostamente). Mas nunca fui no museu de Feliz (ainda que o passaporte do meu bisavô esteja lá para exposição), por exemplo. Também não conheci um lugar novo que anda tendo festinhas (a Onills). Conheci a Bier Emporium semana passada!

Notar tudo isso me chocou. E notei que é bem mais provável que eu vá conhecer melhor Berlim e Hamburg e suas histórias e pontos turísticos do que minhas próprias cidades!

E vocês? Conhecem suas cidades?

Leave a Reply

