Au-Pair: Parte 1 – Como decidi ser uma

(Parte 1 porque pretendo fazer mais contando como foi tudo – tenho até agora experiência só até a parte de aplicar o visto pro consulado, mas vou adquirindo mais com o tempo haha)


Como decidi ser Au-Pair no próximo ano? (no futuro vou falar porque escolhi Alemanha, entre outras coisas)

Essa é uma pergunta muito difícil de responder, na verdade. Acredito que, no fundo, eu sabia que queria isso há muito tempo, mas precisei de alguns empurrões pra tomar a atitude e correr atrás disso.

Por que precisei de um empurrão?

Bom, temos uma coisa (que pelo que andei descobrindo é brasileira) que nos faz querer tudo de imediato e terminar tudo pra ontem e que se não fizermos isso: OMG QUEM FAZ ISSO? PORQUE TU TA FAZENDO ISSO?

Ok, sei que não fiz muito sentido, mas deixa eu explicar: geralmente (quem tem oportunidade e consegue) vamos da escola, pro cursinho (alguns pulam o ano do cursinho), pra faculdade, pra depois da faculdade seguir a carreira seja com trabalho nela ou com mestrado (ou ambos). Algumas pessoas fazem diferente fazendo um técnico no meio do caminho, mas o final é sempre o mesmo: termina tudo que precisa pra conseguir um emprego e vai trabalhar.

Honestamente, isso me assustava um pouco. Não, não porque sou preguiçosa nem nada; mas… porque sempre quis viajar. Como essas duas coisas estão relacionadas?

Bom, conheço pouquíssimas pessoas que conseguiram viajar ainda novas (e por novas eu digo com a disposição de dormir num hostel e fazer couchsurfing, não quando tu prefere gastar um pouco a mais – até porque tu já tem e/ou poupou – e ficar no conforto do hotel). Então, eu já sabia que quando terminaria a faculdade eu não queria começar a trabalhar logo em seguida: EU QUERIA VIAJAR.

O que quero dizer é que queria escapar desse imediatismo (brasileiro) que ficou mal explicado lá em cima: não queria seguir com o meu mestrado ou seja lá pra onde minha carreira poderia levar logo depois de terminar a faculdade. Queria sair, conhecer, ver o mundo. MAS mesmo querendo isso, me ouvia dizendo pras pessoas que ia procurar fazer mestrado fora (porque ainda queria conhecer outros lugares, não importando o jeito que fosse), que ia tentar ir direto da graduação pro mestrado, mas mestrado fora do BR.

Entretanto, no fundo, eu tava mais nervosa que eu deveria com essa decisão – que inclusive foi muito elogiada. Foi quando, ainda no primeiro trimestre desse ano, não sei sobre o que eu tava falando com minha irmã amada (que um dia vai tirar uns minutinhos pra ajeitar o look do blog, espero) quando ela me disse “PARA!”. Nem lembro como foi que ela colocou, mas disse que não precisa viajar só pensando em fazer mestrado e tudo mais, que tinha outras opções. Depois dessa conversa com ela, eu me sentia mais leve. Estudei que nem louca, sem parar, por anos. Mereço uma folga, não mereço? E, foi assim, que decidi ser Au Pair por um ano.

Claro, que não foi tão imediato, mas é que encaixa perfeitamente na minha personalidade: começando pelo fato que AMO crianças. Desde que eu sou criança eu queria cuidar das que eram só um pouquinho menor que eu. E, além da parte de gostar de crianças (que é muito importante) e saber lidar com elas (também importante), eu sabia que isso seria (vai ser, inclusive) uma experiência diferente e eu não só estava disposta a fazer isso, como também eu QUERIA ter esse ano sem estudar pra faculdade, conhecendo lugares novos, pessoas novas, culturas novas.

Minha vó, mãe, tia, algumas pessoas de estágio… ouvi dizerem (ainda que não com essas palavras) que estava desperdiçando um ano. Honestamente? Não acho que eu esteja. Ouvi de um professor, inclusive, que eu estava “… tão acima disso! Tu é tão dedicada e conseguiria mestrado certamente, inclusive lá fora”. Também não acho.

Acho que tá na hora do mundo me ensinar algo e não a faculdade.

Leave a Reply

